skip to Main Content

Quais são as causas da urticária e do Angiodema? Descubra Aqui!

A Urticária é caracterizada por lesões que são avermelhadas. E ou vergões. Que se parecem com picadas de inseto (as urticas). Siga com a leitura e entenda as causas da urticária.

Estima-se que de 15% até 20% da população pode apresentar urticária em algum ponto da vida. Normalmente, as lesões da urticária podem surgir em tamanhos e locais variados no corpo. Em suma, causando uma coceira que é intensa.

causas da urticáriaO que é a urticária?

Chama-se de uma Urticária um grande espectro de doenças. Todas descrita pela vinda brusca e irregular de lesões na pele. Tipo manchas avermelhadas. Por vezes elevadas (com edema). E em múltiplas áreas.

Por vezes também vem com inchaços das mãos. Bem como dos pés. Além do rosto e ou da faringe ou da laringe. Chamamos isso de Angioedema. Esses podem se tornar uma urgência médica. Pelo risco de oclusão das vias aéreas superiores e consequente o afogamento.

Quais são as causas da urticária?

urticária sintomas

A princípio, algumas das urticárias são associadas com as alergias. Em geral as alimentares. No entanto, outras podem estar associadas com as doenças autoimunes. Bem como as autoinflamatórias. E a imunodismodulação. Além das imunodeficiências ou até das neoplasias.

Ainda assim, a grande maioria delas está associada com as alterações no Sistema Imune. Provocadas por medicamentos em geral usados para a dor ou para a febre. Como a Dipirona. Bem como as Aspirinas. Além dos Anti-inflamatórios Não Esteroides. Hoje em dia, melhor conhecida como a Intolerância aos analgésicos.

Quando assim provocadas. As erupções são “disparadas” pelos “fatores gatilho”. Tais como os aditivos de alimentos. E outros medicamentos ou ainda o estresse físico ou o emocional. Esses “fatores gatilho” podem, então, disparar as erupções sem ser a causa básica do problema.

Dermografismo: é um sinal da urticária

Dermografismo

Em síntese, o Dermografismo ou o Dermatografismo não é doença. Ainda que muitos o definam como tal. Ele é mais um sinal de uma Urticária que se vai junto com ela quando tratada de forma certa.

A maioria das urticárias não condiz com o que dizem os farmacêuticos. De que todas as urticária são idiopática. Causa desconhecida. Além de inexoravelmente crônica e também espontânea.

Em conclusão, a solução de todo o quadro de urticária. Vai exigir um estudo minucioso do estado imune do paciente. O retiro temporal dos “fatores gatilho”. Bem como, quando der à solução da causa básica.

Enfim, você achou que o artigo foi útil? E quer saber mais sobre as lesões na pele? Então, não deixe de ler a nossa matéria sobre a Alergia na Pele.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CRM 92607. RQE 21798
Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

DR. JAVIER RICARDO CARBAJAL LIZÁRRAGA
ALERGIA E IMUNOLOGIA - RQE 21798 - CRM-SP 92607
CRIANÇAS E ADULTOS
O conteúdo deste site tem o objetivo de informar.
Não deve, de forma alguma, servir como base para qualquer diagnóstico ou tratamento sem a supervisão de um profissional médico especialista qualificado.
Em caso de dúvidas, procure sempre orientação médica.

Back To Top
×Close search
Pesquisar