skip to Main Content

Risco de trombocitopênia trombótica imune induzida por certas vacinas COVID-19

Casos extremamente raros de trombose (oclusão de vasos sanguíneos) com trombocitopênia (diminuição do número de plaquetas) foram relatados em receptores de alguma de duas vacinas COVID-19, ChadOx1 nCoV-19 / AZD1222 [AstraZeneca] ou Ad26.COV2.S [Janssen / Johnson & Johnson]. Os indivíduos afetados desenvolvem uma condição semelhante com um quadro antes visto, denominado trombocitopênia induzida por heparina (HIT), neste caso a condição é chamada trombocitopênia trombótica induzida por vacina (VITT); também conhecida como síndrome de trombose com  trombocitopênia [TTS]). A síndrome é causada por anticorpos contra o fator plaquetário 4 (PF4), mas, diferentemente dos anticorpos da HIT, que são induzidos pela heparina, os anticorpos na VITT são independentes da heparina. 

O tratamento envolve anticoagulação terapêutica com um agente diferente de heparina e administração de imunoglobulina intravenosa em altas doses (IVIG). 

Os fatores de risco para o VITT são desconhecidos e o porquê da trombose afetar locais incomuns como veias cerebrais ou veias esplênicas, permanecem inexplicáveis. 

As autoridades sanitárias enfatizam que os benefícios da vacinação superam esse risco muito raro.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CREMESP 92607. RQE 21798.
Especialista em Alergia e Imunologia

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 3 Comments

  1. Boa noite Dr. Hoje faz 5 meses que perdi minha sobrinha ela tinha 9 anos de idade, sao 2 da mamnhã e nao consigo dormir. Ela tomou a 1 Dose, em janeiro apos pegou covid fevereiro..ela minha mae de.65 anos e minha irma.36 ela.foi q sentiu mais febre e gripe.forte enfim todas ja vacinadas, passado o susto vida normal, qdo foi em Julho ela.tomou a segunda dose.na.segunda Quinzena. E no dia 15 agosto.estava ksa amiguinha passou mau, minha irmã saiu serviço correndo pra ir leva la ao Hospital, chegando la nao inda conversou com ela.mais ela estava deitada olhos.fechados e falando.mamãe minha.cacabeça ta doendo muito, mais nao tinha caído nda, ainda saindo de la ate a Upa se foram 12.min ate chegar Upa onde ela.chegou ja desacordada, e falando.meio enrolado,.minha irma desesperada teve ajuda levou tinha 2 medicos la.mais fizeram de tudo, mais nao.conseguiram.disseram.q foi tao.forte, estava sangrando Nariz. Nao foi. Feito autopcia não sei numa hora desespero, Pais enfim, medicos falaram q sintomas.e.como.foi.foi.uma especie de aneurisma forte, 9 aninhos meu Deus….tao.cheia de vida. Ai ficamos.sem saber se nasceu.com.isso, se caiu um tombo forte.qdo era pequena pois teve um evento q ela tinha um Galo.na cabeça qi dava perceber, se foi.uma sequela da covid q havia tido.em.fevereiro, ou ate se foi algo relacionado a vacina. Ela tomou Coronavac mais.se fosse.algo.da vacina nao.teria tido algo.na primeira dose ? Enfim.muito.triste tudo isso essa doença as.incertezas tenho filho.mesma idade, que tomou 2 dose.da Pfizer.começo.ano Passado 🙏🏻

    1. Prezada J.S.B,
      Obrigado por nos contatar.
      Sinto muito pela sua perda. Acredito que em situações como la referida só podemos procurar conforto em saber que vocês fizeram todo o possível. Lembrando que não somos nos que decidimos o desenlace da vida de ninguém. Precisamos ser humildes para aceitar isso.
      Pelos dados que nos dá, se faz muito difícil ter uma idea exata do que aconteceu. Posso sim le afirmar que a vacina Coronavac é uma das vacinas mais seguras que existe. De outro lado, a própria Covid-19 pode sim provocar diferentes “síndromes pós covid” com diferentes desenlaces, até fatais.
      Sem mais, receba minhas sinceras condolencias.
      Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Pesquisar