skip to Main Content

Psoríase

A Psoríase é uma doença crônica sistêmica generalizada, com uma taxa de prevalência de 2-3% em todo o mundo.
A condição ocorre como resultado de uma reação inflamatória, então mediada pelo sistema imunológico. Além da inflamação sistêmica, a Psoríase afeta a aparência da pele, comprometendo consideravelmente a aparência, autoestima e qualidade de vida dos pacientes.

Geralmente começa pela concentração de citocinas inflamatórias em diversos locais do organismo como artérias, fígado, ligamentos, tendões e a pele; atraindo células do sistema imunológico para a área afetada, levando à síndrome metabólica inflamatória, doença cardiovascular, espondilite (inflamação de ligamentos das articulações), além das clássicas lesões cutâneas.Embora os estudos ainda não tenham revelado a causa precisa da condição, a prevalência de infecção crônica subjacente e outros transtornos autoimunes e inflamatórios, associados com erros no sistema imune são achados frequente nos pacientes, desde que pesquisadosAtualmente, existem ferramentas eficientes de diagnóstico e tratamento que permitem conseguir o controle completo da inflamação e das lesões na maioria dos pacientes.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CREMESP 92607. RQE 21798.
Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 13 Comments

    1. Atualmente existem ferramentas de diagnóstico e tratamento suficientes para manter livre de inflamação e lesões a grande maioria dos pacientes.

    2. Sim, felizmente podemos afirmar que atualmente existem as ferramentas necessárias para tratar a quase totalidade dos casos de Psoríase.

    1. Existem diferentes erros na resposta imune que levam à psoríase, eles podem ser diferentes para cada individuo afetado. Os erros no sistema imune devem ser pesquisados e o tratamento desenhado individualmente para conseguir os melhores resultados.

  1. Eu gostaria de saber o que posso comer ou não e beber para amenizar a coceira e a inflamação da psorisea minha e crônica

    1. Atualmente, existem ferramentas eficientes de diagnóstico e tratamento que permitem conseguir o controle completo da inflamação e das lesões na maioria dos pacientes. O tratamento atual da psoríase deve ser mais ambicioso que acalmar a coceira.

    1. Tratamento dermatológico é focado geralmente no tratamento das lesões cutâneas, o que pode negligenciar o tratamento do trastorno imunológico basal, levando comumente a resultados frustrantes para o paciente.

  2. A psoríase que se concentrava apenas nos dedos e cotovelo se espalhou pelo corpo todo. Me consultei com um alergista e ele me passou primeiramente cefalexina que não resolveu e mudou para prelone que tbm não está resolvendo. Disse que preciso procurar um dermatologista. É isso mesmo?

    1. Prezada Marcia, A psoríase é muito mais que uma doença cutânea. Trátase de uma doença inflamatória sistêmica, aonde algum erro inato do sistema imune condiciona resposta aberrante a fatores ambientais afetando varios órgãos e sistema. Infelizmente, foi tradicionalmente considerada e descrita como doença da pele. Esto último, tem levado à orientação errada no diagnóstico e tratamento.

  3. Querido dr. Carbajal.
    Moro nos EUA. Dificil encontrar acolhida, mesmo com forte historico familiar de Psioriase incluindo complicacoes cardiacas e morte temprana do meu pai.

    Tenho CARD14 (laboratorio diz que a variante é de signoficado incerto) Dermanto se nega a me tratar porque meus sintomas nao sao visiveis na pele (ainda). Pros pés, me passou Acitretina. Eu ja tenho enzimas de figado alteradas e CRp cardiaca alterada, com Vegf alterada.
    Gostaria de consultar com o sr. O sr poderia me ajudar pós consulta com algum colega seu aqui nos EUA pra continuidade de tratamento,?
    Muito obrigada e, desde já, desejando-lhe um feliz 2023 junto a sua familia.

    1. Prezada Karla,
      Acredito que podemos ayudar, sim.
      Atendemos consultas através de telemedicina para todos os locais do planeta. Só precisa de um dispositivo de conexão como celular, tablet ou computador e uma rede segura.
      Pode nos contatar através dos links de contato do site.
      Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Pesquisar