skip to Main Content

Perguntas frequentes: SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19)

Como o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19) é transmitido?

Acredita-se que a propagação de pessoa para pessoa do Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) ocorra, principalmente, por gotículas respiratórias, assemelhando-se à propagação da gripe. Com a transmissão de gotículas, o vírus liberado nas secreções respiratórias quando uma pessoa com infecção tosse, espirra ou fala pode infectar outra pessoa se fizer contato direto com as membranas mucosas. A infecção também pode ocorrer se uma pessoa tocar uma superfície contaminada e depois tocar seus olhos, nariz ou boca. 

As gotículas normalmente não viajam mais de seis pés (cerca de dois metros). Embora o RNA do SARS-CoV-2 tenha sido detectado em espécimes não respiratórios (por exemplo, as fezes, o sangue), nem a transmissão fecal-oral nem a transmitida pelo sangue parecem ser fontes importantes de infecção. A infecção pelo SARS-CoV-2 foi descrita em animais, mas não há evidências que sugiram que os animais domésticos sejam uma importante fonte de transmissão.

 

Dr. Javier Carbajal Lizarraga

Médico Imunologista

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR. JAVIER RICARDO CARBAJAL LIZÁRRAGA
ALERGIA E IMUNOLOGIA - RQE 21798 - CRM-SP 92607
CRIANÇAS E ADULTOS
O conteúdo deste site tem o objetivo de informar.
Não deve, de forma alguma, servir como base para qualquer diagnóstico ou tratamento sem a supervisão de um profissional médico especialista qualificado.
Em caso de dúvidas, procure sempre orientação médica.

Back To Top
×Close search
Pesquisar