skip to Main Content

O que são doenças autoinflamatórias?

O conceito de autoinflamação foi introduzido em 1999 para descrever uma categoria de doenças caracterizadas por inflamação sistêmica ou específica de órgãos, intermitente e crônica; quando esta não é atribuível a infecção, malignidade ou autoimunidade (autoanticorpos).

Doenças autoinflamatórias surgem por meio de ativação inadequada ou falha na regulação dos mecanismos inflamatórios (resposta imune inicial ou inata).

Elas ilustram o importante princípio de que os mecanismos que regulam a resposta imunológica inespecífica (inata) são críticos para controlar a inflamação.

A hipótese geral é que a resposta imune inata nesses pacientes está sintonizada incorretamente, sendo muito sensível a pequenos estímulos, dispara em nível desmesurado ou é desligada tarde demais

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.

Especialista em Alergia e Imunologia. Crianças e adultos. RQE 21798. CRM/SP 92607. Alergista e Imunologista pela USP e Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia.  Membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI. Membro da European Academy of Allergy and Clinical Immunology, EAACI. Membro da American Academy of Allergy, Asthma & Immunology – AAAAI. Membro da Sociedad Latinoamericana de Inmunodeficiencias – LASID. Membro da Clinical Immunology Society – CIS. Membro da European Society for Immunodeficiencies – ESID.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Pesquisar