skip to Main Content

O corpo lutando contra si mesmo: O que são doenças autoimunes?

Doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente e ao invés de proteger ele acaba causando problemas.

Doenças Autoimunes

A princípio o sistema imune de uma pessoa produz anticorpos quando se tem uma infecção, uma toxina ou ainda quando surge um câncer. Os anticorpos então atacam os germes que causam a infecção, a toxina ou a célula cancerígena.

Mas quando o sistema imunitário de uma pessoa não está funcionando normalmente, ele pode produzir anticorpos que atacam o próprio organismo. Em suma, isso é uma doença autoimune. Continue lendo para saber mais sobre o surgimento, e exemplos, de autoimunes.

Como surgem as autoimunes?

Placa de Psoríase
Descamação da Psoríase.

Primeiramente, entenda que doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico, ou algum elemento dele, reage contra, algum ou alguns dos componentes do próprio organismo. No caso, os anticorpos que atacam o próprio organismo são chamados de autoanticorpos. Os autoanticorpos podem danificar diferentes partes do corpo, incluindo articulações, o sangue, pele, rins, pulmões e o sistema nervoso central ou periférico.

Os sinais e sintomas podem variar entre uma doença e outra, entre um indivíduo e outro com a mesma doença e da mesma forma em um único indivíduo através do tempo.

Quais são os exemplos de doenças autoimunes?

Psoríase, Artrite Reumatoide, Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso, Tiroiditis de Hashimoto, Púrpura Trombocitopênica Autoimune (PTI) e a Síndrome Anfifosfolípide, são exemplos de doenças autoimunes.

Radiografia de mão com Artrite
A artrite Reumatoide.

Se consideramos uma doença autoimune como a resultante de um sistema imunológico agindo de forma errada, então é fácil entender que o tratamento de toda doença autoimune deve incluir a pesquisa, quantitativa e qualitativa, dos elementos do sistema imunológico do individuo na procura do que está errado.

Quanto mais precoce na vida aparecer à doença autoimune, maior a probabilidade de estar associada com algum erro inato do sistema imune também chamado de imunodeficiência primária.

Em conclusão, a simples estratégia de suprimir a atividade do sistema imunológico ante qualquer doença autoimune significa em muitos casos trocar uma doença por outra, com frequência levando a complicações maiores.

Achou o artigo útil? Quer saber mais sobre as doenças autoimunes? Veja o nosso vídeo sobre o assunto.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CRM 92607. RQE 21798
Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 7 Comments

  1. tenho várias doenças auto imuni. Herpes, Hipotireoidismo, alergia respiratória. Existe um tratamento para conviver sem os sintomas que elas causam. trato e administro os sintomas (ficam mais leves) com a naturopatia…fitoterapia,.cromoterapia que e atualmente antinflamatoria.
    .

    1. Procure avaliar o seu sistema imunológico. Disbalance imunológico é a origem de infecções recorrentes como também de infecção crônica.

  2. Tenho dedo anelar e mindinho amortecido há 6 meses, já fiz cirurgia no cotovelo para compreensão do nervo ulnar..mas, ainda não resolveu…então o ortopedista me recomendou procurar um reumatologista, pois disse que meu problema pode estar associado há pós viral, doença autoimune ou hanseníase ( mas, não tenho ninguém com isso na família).. quais exames posso fazer para detectar isso?.. E o profissional que devo buscar é o reumatologista?

    1. Algumas doenças autoimunes podem levar a neurite periférica; quando isso acontece, geralmente afeta ambos lados do corpo. O neurologista pode identificar a causa imunológica do problema; é então que o tratamento imunológico é indicado.

  3. Olá Dr Javier, li seu artigo e achei peculiar, sou enfermeira especialista em saúde da família e atualmente faço dermatologia ênfase em feridas e me habilitei em laserterapia, o que consegue pontuar referente a laserpara auxiliar no tratamento para doença autoimune, eu já realizei tratamento que obtive bons resultados, conhece este tratamento!?

    1. Cristiane, embora existem vários reportes de utilização de laserterapia para tratar algumas lesões cutâneas e mucocutâneas sequelares de doença autoimune, nossa área de ação está focada no diagnóstico e tratamento imunológico de tais transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
×Close search
Pesquisar