Neste ano o dia 28 de Fevereiro é assinalado como o Dia Mundial da conscientização…
O corpo lutando contra si mesmo: O que são doenças autoimunes?
As doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente. E ao invés de proteger ele acaba causando mais problemas.
A princípio, o sistema imune de uma pessoa produz anticorpos quando se tem uma infecção. Bem como uma toxina. Ou ainda quando se tem um câncer. Os anticorpos então atacam o que causa a infecção. Atacam também as toxinas. Bem como as células de câncer.
Mas quando o sistema imune de uma pessoa não está funcionando como deveria. Ele pode produzir os anticorpos que vão atacar o próprio organismo. Em suma, isso é uma doença autoimune. Leia até o final e entenda mais!
Como surgem as autoimunes?

A princípio, você deve saber que as doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imune. Ou alguma parte dele, reage contra algum ou alguns dos itens do próprio organismo. No caso, os anticorpos que atacam o próprio organismo são os autoanticorpos. Os autoanticorpos podem ferir diversas partes do corpo. Incluindo as articulações e o sangue. Bem como a pele, os rins e os pulmões. Ainda mais, o sistema nervoso central ou o periférico.
Os sinais e os sintomas podem variar entre uma doença e a outra. Bem como entre uma pessoa e a outra com a mesma coisa. E da mesma forma em uma só pessoa através do tempo.
Quais são os exemplos de doenças autoimunes?
A Psoríase, a Artrite Reumatoide, a Esclerose Múltipla. Bem como o Lúpus Eritematoso, a Tiroiditis de Hashimoto, a Púrpura Trombocitopênica Autoimune (PTI). Além da Síndrome Anfifosfolípide, são algumas das autoimunes.

Se consideramos uma doença autoimune como o resultado de um sistema imunológico agindo de forma errada. Então é fácil entender que o tratamento de toda doença autoimune deve incluir a pesquisa. Tanto a quantitativa quanto a qualitativa. Isso dos elementos do sistema imunológico da pessoa. Tudo na procura do que está errado.
Quanto mais precoce na vida aparecer à doença autoimune. Maior a chance de estar conectada com algum erro inato do sistema imune.
Em conclusão, a simples tática de suprimir a atividade do sistema imunológico. Em frente a qualquer uma das autoimune. Pode significar em muitos dos casos trocar uma doença por outra. E com frequência levando a problemas maiores.
Achou o artigo útil? Quer saber mais sobre as doenças autoimunes? Veja o nosso vídeo sobre o assunto.
Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CRM 92607. RQE 21798
Especialista em Alergia e Imunologia.
This Post Has 0 Comments