Hipogamaglobulinemias são um grupo de distúrbios causados por baixos níveis séricos de imunoglobulina ou anticorpos.
O que é “medicina de precisão”?
A recente descrição e a melhor compreensão dos mecanismos moleculares subjacentes de várias imunodeficiências primárias, permitiu o desenvolvimento de estratégias e ferramentas terapêuticas direcionadas para o tratamento dos pacientes afetados com doenças imunológicas que decorrem em inflamação crónica ou autoimunidade.
Tais estrategias, quando bem desenhadas e conduzidas, podem ser sumamente eficazes na reversão de manifestações clínicas como inflamação crônica e limitação funcional progressiva, presentes em muitas destas doenças autoimunes e aquelas inflamatórias, sem deprimir o funcionamento do sistema imune.
Essa nova abordagem chamada “medicina de precisão” é baseada na utilização de pequenas moléculas e produtos biológicos (anticorpos monoclonais), dirigidos contra alvos moleculares constituintes dos mecanismos alterados.
A medicina de precisão permite atingir seletivamente uma função celular específica, ao invés de afetar ampliamente todo o sistema imunológico; podendo evitar efeitos colaterais em outras funções e tecidos.
Essa abordagem de medicina de precisão está já disponível e em decorrência disso, abordagens terapêuticas atuais devem ser direcionadas e implementadas de acordo com o conhecimento recente dos mecanismos moleculares subjacentes a essas doenças e às manifestações clínicas individuais.
Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CREMESP 92607. RQE 21798.
Especialista em Alergia e Imunologia
This Post Has 0 Comments