skip to Main Content

Hipogamaglobulinemia (deficiência de anticorpos)

O que é hipogamaglobulinemia (deficiência de anticorpos)?

Hipogamaglobulinemias são um grupo de distúrbios causados por baixos níveis séricos de imunoglobulina ou anticorpos. Constituem o grupo mais prevalente de Imunodeficiências Primárias (Erros Inatos do Sistema Imune).

O que são imunoglobulinas?

As imunoglobulinas são importantes componentes do sistema imunológico. Elas são proteínas fabricadas pelas próprias células imunológicas, capazes de reconhecer e “marcar” aquilo que é estranho ao organismo para facilitar a resposta imune e “limpar” a área afetada. 

Porque acontecem as hipogamaglobulinemias?

Relatos clínicos antigos sugeriam que esses distúrbios se apresentam na infância, decorrentes de transtornos genéticos. No entanto, atualmente é cada vez mais visto na medicina de adultos. Podendo estar associada à toxicidade de medicamentos ou outras drogas, infecções e até neoplasias.

Quem pode ser afetado?

A hipogamaglobulinemia ou deficiência de anticorpos pode ser diagnosticada na infância ou na idade adulta; entre as idades de 6 a 10 anos e as idades de 20 a 40 anos, mas também são relatados casos em pacientes com mais de 50 anos de idade.

O que acontece com o indivíduo afetado?

Estas condições predispõem crianças e adultos a infecções recorrentes, alergias severas, reações aberrantes a medicamentos e vacinas, neoplasias, inflamação crônica e doenças autoimunes. 

Qual é o tratamento?

A terapia de reposição (infusão) com imunoglobulina é a terapia de base para hipogamaglobulinemia. Ela diminui drásticamente dias de internação, número de procuras por atendimento em pronto socorro e aumenta significativamente a qualidade e expectativa de vida para qualquer forma de hipogamaglobulinemia.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.

CREMESP 92607. RQE 21798.

Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
×Close search
Pesquisar