“Jó passou a ser afligido com feridas terríveis que iam da sola dos pés até…
COVID-19: Algumas recomendações para pacientes com Imunodeficiências Primárias ou Imunossuprimidos:
À luz dos conhecimentos, devemos primeiro diferenciar entre o risco de infecção pelo novo coronavírus e o risco de desenvolver a doença (COVID-19).
Algumas Imunodeficiências Primárias colocam o individuo em maior risco de contrair o vírus e outras aumentam o risco de desenvolver a doença.
Entenda a diferença:
A grande maioria dos pacientes com Imunodeficiência Primária são pacientes com deficiências na área de anticorpos, moléculas que identificam os agentes estranhos ao organismo, o que condiciona uma facilidade para infecção, ainda mais quando sem tratamento, mas não necessariamente um maior risco de desenvolver a doença grave. Já os pacientes com deficiências que comprometem as células do sistema imunológico, encarregadas de eliminar os agentes estranhos ao organismo, podem ter maior susceptibilidade para fazer a doença.
O que você pode fazer:
▪Se você tem diagnóstico de Imunodeficiência Primária e está em acompanhamento e tratamento com médico Imunologista, provavelmente você não tem maior risco que a população geral frente ao 2019-nCOVI; no caso de dúvidas, procure sempre a orientação do seu médico.
▪Siga as recomendações gerais em quanto às medidas de higiene de forma estrita.
▪Siga o tratamento indicado pelo seu médico Imunologista rigorosamente.
▪Na medida do possível pratique o isolamento voluntário: Fique em casa e evite se expor desnecessariamente.
Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CREMESP 92607. RQE21798
Especialista em Alergia e Imunologia.
This Post Has 0 Comments