skip to Main Content

12 de Outubro, Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatóide

O 12 de outubro é marcado como o Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatóide. Os objetivos são chamar a atenção para a doença e promover os direitos dos pacientes na sociedade.
Artrite Reumatóide é uma Doença Autoimune, onde o próprio sistema imunológico ataca o tecido de revestimento das articulações, causando inflamação crônica nelas. Enquanto afeta principalmente as articulações, também pode causar inflamação de órgãos como os pulmões, olhos, pele e coração.
Os sinais e sintomas podem variar entre um paciente e outro e até num mesmo indivíduo através do tempo. Podemos destacar além da dor e inchaço bilateral nas articulações, cansaço, mal-estar, perda de peso, falta de apetite, rigidez articular pela manhã, dormência, febre ligeira e dores no peito.
Pessoas com Artrite Reumatóide podem ter um aumento agudo de sintomas – as chamadas crises – que podem durar dias ou semanas, como também podem ter períodos de remissão onde eles têm poucos ou nenhum sintoma.
Não existe cura para a artrite reumatóide, mas o tratamento certo pode parar a progressão da doença e amenizar ou até eliminar os sintomas.
A artrite afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas não é uma prioridade dos governos. No Brasil são milhões de pessoas que sofrem de Artrite, uma doença que ataca principalmente as mulheres.
A pesquisa cientifica na área das Doenças Autoimunes e Inflamatórias como Artrite Reumatóide tem sido intensa, resultando num conhecimento mais detalhado dos mecanismos destas doenças, sendo cada vez mais claro o papel que o sistema imunológico desempenha na origem e progressão das mesmas; pelo que, novos enfoques e novas terapêuticas têm aparecido continuamente nos últimos anos. Simultaneamente, na última década temos visto uma dramática mudança nos enfoque do tratamento da Artrite Reumatóide, com terapias mais agressivas desde o início e guiadas por uma avaliação da atividade da doença, com o objetivo final de alcançar a remissão. Além disso, a prevenção e controle do dano nas articulações e melhoria na qualidade de vida são objetivos importantes.
Para atingir esses objetivos, é necessária uma abordagem imunológica para reduzir a atividade da doença com agentes Biológicos. Também precisamos encontrar maneiras de identificar os pacientes que estão em risco de uma progressão mais rápida da doença, que poderiam se beneficiar de terapia intensiva mais cedo no curso da doença.
Quando o tratamento é iniciado logo no início do processo da doença, isso pode ajudar a minimizar ou retardar os danos para as articulações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
Especialista em Alergia e Imunologia
para crianças e adultos.
RQE 21798. CRM/SP 92607.

 

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR. JAVIER RICARDO CARBAJAL LIZÁRRAGA
ALERGIA E IMUNOLOGIA - RQE 21798 - CRM-SP 92607
CRIANÇAS E ADULTOS
O conteúdo deste site tem o objetivo de informar.
Não deve, de forma alguma, servir como base para qualquer diagnóstico ou tratamento sem a supervisão de um profissional médico especialista qualificado.
Em caso de dúvidas, procure sempre orientação médica.

Back To Top
×Close search
Pesquisar